domingo, 4 de agosto de 2013

Brocas (Anobiiedeos)


São pequenos besouros medindo cerca de 2,5 a 3,5 milímetros de comprimento, coloração castanho ou preto e coberto de pelos muito finos.

As brocas colocam cerca de quinze ovos em cada postura, procurando sempre as aberturas da lombada dos livros ou superfícies do corte das folhas das encadernações. Assim que nascem as larvas penetram no interior do livro e começam a se alimentar da celulose e da cola do dorso. Se tiver dois livros juntos elas escavam nas capas túneis estreitos e curtos. A medida que vão se tornando adultos fazem furos até chegarem à superfície.

Os livros são uns dos principais materiais de ataques das brocas, mas seu alimento não é somente a celulose, atacam também o couro e a madeira.

A fase larval é a mais longa da vida do inseto e a principal responsável pelos danos causados no livro. Quando se encontram na fase de larva destroem em pouco tempo muitos documentos, perfuram as folhas compactadas ou encadernadas, até rendilhá-las, impossibilitando a leitura do texto.

Fora do livro, machos e fêmeas se encontram se acasalam, as fêmeas voltam a depositar seus ovos no mesmo livro ou em outro.

Os coleópteros possuem metamorfose completa - passam do ovo para a larva, desta para a pupa e, finalmente, ao inseto adulto. Suas espécies variam de acordo com as condições climáticas de cada região.

A época em que os adultos saem do livro é quando mais facilmente percebemos o ataque. Observa-se um orifício em torno do qual, ou nas suas proximidades, encontramos acumulada uma serragem, também denominada de resíduo ou pó de broca, que é resultante da escavação feita pelo adulto para sair do livro.

CONTROLE


É importante para o controle dos Anobiideos uma inspeção das coleções mais visadas por estes insetos. As publicações antigas e encadernadas em couro deverão ser examinadas minuciosamente, procurando-se localizar orifícios produzidos pela larva ou a presença do pó característico nas estantes ou no próprio livro.
Os volumes atacados ou suspeitos devem ser separados para tratamento e guardados em salas separadas.
Esta rotina deverá ser efetuada na biblioteca pelo menos uma vez por ano entre os meses de julho a outubro, quando as larvas alcança de três a cinco milímetros e antes da fase adulta.
O inseto adulto só sai para reproduzir-se. E, às vezes, a larva demora de quatro meses a três anos para transformar-se em adulto. É aí que o pozinho da broca aparece bem mais fino que o do cupim, quase parecendo um talco.

Fazer uma limpeza manual usando uma lupa de aumento, uma pinça media, um aspirador de pó pequeno próprio, um pincel de três polegadas, uma lâmpada florescente pequena de mesa com suporte ou a mesa própria para higienização.
Há casos que a melhor limpeza se faz desmanchando todas as costuras do livro e tirando toda a cola velha, pois, entre a cola e o dorso do livro, pode haver ovos de broca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário